17 de março de 2013

Pequena palestra



No âmbito do Projeto Comenius - Parcerias Multilaterais-  “Together for PEACE:  Promoting European Active Citizenship”,   no passado dia 13 de dezembro realizou-se na biblioteca da E.B. 2 3 uma pequena palestra presidida pela Dra Maria José Tropa (Federação Portuguesa de Bancos Alimentares Contra a Fome) no âmbito da temática da solidariedade e da cidadania, onde foi divulgado o papel da referida Federação na atual conjuntura económica e social.

Tratou-se de
uma pequena apresentação dirigida aos alunos do 1º ciclo, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de uma participação ativa e responsável na escola e na sociedade em geral.














Montemor-o-Novo n.º 1, Turma L
Prof. Ana Cristina Massano

16 de março de 2013

O Capuchinho Vermelho (resumo)


Era uma vez uma menina chamada Capuchinho Vermelho que vivia numa pequena aldeia.
Um dia, a avó do Capuchinho Vermelho deu-lhe uma capa vermelha. Como ela gostou muito utilizava a capa todos os dias.
No dia seguinte, a mãe deu-lhe uns bolinhos para ir dar à sua avó.
O Capuchinho Vermelho foi andado e, no meio da floresta, viu um lobo mau.
O Capuchinho Vermelho ficou a apanhar flores e o lobo correu até à casa da avó. Entrou e comeu a avozinha.
O Capuchinho Vermelho, então, acabou de apanhar as flores e foi a correr até à casa da sua avó.
Quando chegou à casa da avó estranhou porque a porta da avó estava sempre encostada e naquele momento a porta estava aberta.
Entrou, deu os bolinhos ao lobo que estava com o fato da avó, acabou de comer e como a menina estava ao lado do lobo e era bonita comeu-a.
Ao fim de um bocado, o lobo tirou o fato e começou a dormir.
Estava ali um caçador que ouviu o lobo a dormir e entrou.
Quando entrou viu que a barriga do lobo estava muita grande, foi buscar a tesoura e cortou a barriga do lobo e o Capuchinho Vermelho e a sua avó saíram de dentro da barriga do lobo.
O Capuchinho Vermelho foi buscar pedras para meter na barriga do lobo. Quando chegou com as pedras deu ao caçador e ele meteu-as dentro da barriga do lobo.
E, no fim, fizeram todos um lanche de felicidade.

Diana
Turma A+

12 de março de 2013

Resumo do patinho feio

Era uma vez uma pata que estava à espera das crias. Nasceram 5 crias.
Passado 1 dia ou 2 outra cria nasceu. Era grande com pernas cinzentas e patas feias (patinho feio).
Numa tarde, foram para o lago nadar. Os manos do patinho feio tinham inveja porque ele nadava mais rápido. Mais tarde, o patinho feio fugiu de casa porque acharam que ele era feio e estavam sempre a gozar com ele. Foi parar numa casa de uma mulher muito má. Ela deixou-o estar em casa dela para pôr ovos. Passado uns dias ela mandou-o fora porque ele não punha ovos.
Então foi para junto do lago onde passou o inverno todo. No meio do lago observou o seu reflexo e ficou surpreendido, porque tinha mudado de forma e ficou muito lindo. Por fim, juntou-se aos outros cisnes com quem ficou feliz.

Filipe e
Turma B+