13 de abril de 2012

Dissolução e densidade

As turmas do 3º F e G realizaram duas experiências que gostariam de partilhar convosco.
A dissolução e a densidade.
Tivemos a colaboração de um professor de Físico-Química que de vez enquando vem à nossa sala fazer algumas atividades.
Colocámos azeite e água com corante num frasco, o azeite ficou ao cimo porque é mais denso que a água, seguidamente fomos colocando alguns objetos para vermos onde ficavam. Colocámos feijões, cortiça, alho, bocadinho de nabo, de maçã, passas de uva... e concluímos que os objetos mais pesados iam ao fundo, outros ficavam no meio, entre o azeite e a água e ainda outro, a cortiça ficou por cima, era o menos denso.
Na dissolução dissolvemos sal grosso, sulfato de cobre, sal grosso com corante e permanganato de potássio,todos estes solutos foram dissolvidos com água para obtermos uma solução. deixámos a evaporar nas férias e quando regressámos observámos a cristalização que se fez com a evaporação. Formaram-se cristais muito bonitos e brilhantes.

(acrescentámos fotos)

Dissolução e densidade on PhotoPeach



Montemor-o-Novo n.º 1 - Turma F e G - 3º Ano
Prof. Ana Santo António e Angelina Fernandes

9 de abril de 2012

Morcega-te

Porque este ano se comemora o ano internacional do morcego, animais extraordinários, ainda que muitas vezes incompreendidos, e porque a nossa filosofia de projeto preconiza a defesa e salvaguarda do equilíbrio dos ecossistemas, quisemos homenagear esta espécie desenvolvendo um trabalho de projeto dedicado ao tema do Morcego a que chamámos: “Morcega-te”.

Assim, ao longo do segundo período, dedicámos o espaço de trabalho de projeto a investigar, selecionar e sistematizar informação sobre esta espécie ameaçada de extinção que deu origem a lendas que se espalharam pelas terras Eslávicas e pelas montanhas dos Cárpatos.
Ao sabor dos interesses e competências de cada um, investigámos sobre a morfologia, alimentação, habitat, diversidade, interação, modo de vida, aspetos particulares da biologia (ecolocalização), construímos cartazes, ilustrações, adivinhas, poemas, problemas, instrumentos musicais e, ainda nos morcegámos para festejar o carnaval.

Morcega-te tu também na defesa por esta espécie tão vampiresca ^..^

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow customized with Smilebox

Montemor-o-Novo n.º 1 - Turma A e H - 1º e 3º Anos
Prof. Dulce M. Branco e Ana Massano

5 de abril de 2012

Numeração romana

Aqui fica o link para ver o novo filme do nosso site Didáctica Filmes,
um contributo da turma H de Montemor-o-Novo n.º 1..