15 de fevereiro de 2012

Visita a Estremoz

Realizámos (1º ano A e 3º ano H) mais uma visita de estudo, desta vez fomos até Estremoz para visitar o museu de Ciência Viva, espaço exposições, temporárias e permanentes, com temas ligados aos processos passados e actuais da evolução do nosso planeta: “Terra - Um planeta Dinâmico” que pretende dar resposta a questões tão diversas como: O que o torna tão especial? Como se formou? Como evoluiu? Para onde vai?.
Perceber a Terra é, em primeiro lugar, compreender como ela se formou e a sua relação com o Universo e o nosso papel enquanto seus habitantes.
Esta exposição integra, paralelamente, a observação de uma das mais completas colecções de fósseis (complementada com algumas réplicas) existentes em Portugal, ilustrando a enorme diversidade dos seres vivos que já habitaram e habitam o nosso planeta.

Outro dos temas abordados nesta exposição é a Sustentabilidade.
Numa Terra com uma população de quase 7 mil milhões de habitantes (…e que não pára de crescer) não é de estranhar que "milhares de milhões", "teras" ou "gigas" sejam expressões frequentes. Mas, apesar da frequência com que as ouvimos, a sua enorme dimensão leva a que na realidade nos escape quase sempre o seu verdadeiro significado. E, no entanto, quase sempre elas estão associadas a situações relacionadas com a sustentabilidade da nossa Sociedade.
A compreensão, por parte das gerações mais novas, dos grandes números torna-se pois imprescindível se quisermos educá-las no sentido da tomada de consciência dos enormes desafios que se nos colocam actualmente. Por último tivemos igualmente oportunidade de desenvolver algumas experiências relacionadas com roldanas, alavancas, água, luz, ar, ímanes…
Sentimos que neste local a Ciência e a Tecnologia rompem as paredes dos laboratórios que normalmente os confinam, vindo ao encontro dos visitantes. Um local onde é possível interagir com o que está exposto; tocar, experimentar e descobrir.

Depois seguimos até Vila Viçosa, local onde, mais uma vez, viajámos até à época dourada das cortes, dos reis e das rainhas que desde sempre alimentam o nosso imaginário através dos contos infantis.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow generated with Smilebox

Montemor-o-Novo n.º 1 - Turma A e H - 1º e 3º Anos
Prof. Dulce M. Branco e Ana Massano

7 de fevereiro de 2012

Tradições e costumes de outros países

Um dos temas que este ano mais prazer nos deu aprender e pesquisar foi o tema das diferentes tradições e costumes de povos de outros países.
Na escola e em casa realizámos pesquisas em diferentes fontes que sistematizámos e organizámos em trabalhos para partilhar com os colegas de sala e de outras turmas. Vasculhámos o baú lá de casa e encontrámos recordações de diversos países por onde já andámos e trouxemos para a sala para apresentar aos colegas.
Aqui ficam alguns registos destas atividades.

Tradições de outros países on PhotoPeach



Montemor-o-Novo n.º 1 - Turma H - 3º Ano
Prof. Ana Massano

4 de fevereiro de 2012

À procura de pequenos cientistas

Na turma do 4º L adoramos este projeto, desta vez para estudar e observar melhor fenómenos da natureza conseguimos fabricar chuva.
Muito giro, podem tentar em casa com ajuda dos pais. Divirtam-se.

Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This scrapbook design made with Smilebox

Montemor-o-Novo n.º 1 - 4º Ano - Turmas L
Prof.: Carla Gil

3 de fevereiro de 2012

Anjos de Natal


Os alunos de 1º e 4ºano da EB de Foros de Vale de Figueira, para enfeitar a sua árvore de Natal, resolveram construir um anjo...

Vejam as etapas da construção e produto final (porque é bom recordar!)

Anjos de Natal on PhotoPeach




Foros de Vale de Figueira - 1º e 4º Anos - Turmas A
Prof.: Helena Louzeiro

2 de fevereiro de 2012

Rochas e solos

Com o estudo das rochas e solos, na área de Estudo do Meio, realizámos várias experiências observando a constituição das rochas e dos solos.
Levámos para a sala algumas amostras de rochas e de solos. Fizemos as observações, tirámos as conclusões e registámos as mesmas numa tabela.
Foi tão interessante este tema que resolvemos fazer um trabalho de pesquisa sobre as rochas. Apareceram os nomes mais estranhos e engraçados. Ficámos a saber mais sobre esta matéria e gostávamos de partilhar convosco esses momentos.

Rochas e solos on PhotoPeach



Montemor-o-Novo n.º 1 - 3º Ano - Turmas G
Prof.: Angelina Fernandes