6 de março de 2012

Cacos com história

Na semana passada fomos ao Castelo de Montemor-o-Novo participar numa atividade "Cacos com história".

Fomos recebidos por uma equipa de arqueólogos que foi fantástica. Primeiro fomos saber um pouco sobre as escavações que estão a realizar no Castelo.
Foi muito interessante sabermos, observando no local o significado dos montes de pedras com muita história e cheias de significado. Eram casas antigas das pessoas que viviam dentro do Castelo, as suas divisões, os cilos onde guardavam os alimentos e até vimos um armário feito de pedra numa parede.
Ao lado desta casa havia um espaço maior que os arqueólogos pensavam que era uma igreja que existia dentro do Castelo e que até então ainda não conseguiram descobrir, a Igreja da Nossa Senhora da Vila.
Encontraram uma sinagoga, onde os judeus iam orar, mas quando foram expulsos de Montemor, a sinagoga passou a ser uma prisão.

Havia ainda tanta coisa para saber... ficou para outra oportunidade.

Depois fomos um pouco de arqueólogos, procurámos numa caixa de areia várias peças de barro para formarmos uma peça de cerâmica. Foi um grande desafio... não conseguimos procurar todos os bocadinhos, mas o que encontrámos deu para formarmos alguns peças de cerâmica, que antigamente eram usadas peloas pessoas do Castelo.

Foi tão interessante esta atividade, que brevemente iremos voltar... mas não só para uma manhã.... para um dia inteiro, pois estas coisas da história do nosso Castelo tem muito para descobrir.

Cacos com história on PhotoPeach



Montemor-o-Novo n.º 1 - Turma G - 3º Ano
Prof. Angelina Fernandes

Sem comentários: