15 de fevereiro de 2012

Visita a Estremoz

Realizámos (1º ano A e 3º ano H) mais uma visita de estudo, desta vez fomos até Estremoz para visitar o museu de Ciência Viva, espaço exposições, temporárias e permanentes, com temas ligados aos processos passados e actuais da evolução do nosso planeta: “Terra - Um planeta Dinâmico” que pretende dar resposta a questões tão diversas como: O que o torna tão especial? Como se formou? Como evoluiu? Para onde vai?.
Perceber a Terra é, em primeiro lugar, compreender como ela se formou e a sua relação com o Universo e o nosso papel enquanto seus habitantes.
Esta exposição integra, paralelamente, a observação de uma das mais completas colecções de fósseis (complementada com algumas réplicas) existentes em Portugal, ilustrando a enorme diversidade dos seres vivos que já habitaram e habitam o nosso planeta.

Outro dos temas abordados nesta exposição é a Sustentabilidade.
Numa Terra com uma população de quase 7 mil milhões de habitantes (…e que não pára de crescer) não é de estranhar que "milhares de milhões", "teras" ou "gigas" sejam expressões frequentes. Mas, apesar da frequência com que as ouvimos, a sua enorme dimensão leva a que na realidade nos escape quase sempre o seu verdadeiro significado. E, no entanto, quase sempre elas estão associadas a situações relacionadas com a sustentabilidade da nossa Sociedade.
A compreensão, por parte das gerações mais novas, dos grandes números torna-se pois imprescindível se quisermos educá-las no sentido da tomada de consciência dos enormes desafios que se nos colocam actualmente. Por último tivemos igualmente oportunidade de desenvolver algumas experiências relacionadas com roldanas, alavancas, água, luz, ar, ímanes…
Sentimos que neste local a Ciência e a Tecnologia rompem as paredes dos laboratórios que normalmente os confinam, vindo ao encontro dos visitantes. Um local onde é possível interagir com o que está exposto; tocar, experimentar e descobrir.

Depois seguimos até Vila Viçosa, local onde, mais uma vez, viajámos até à época dourada das cortes, dos reis e das rainhas que desde sempre alimentam o nosso imaginário através dos contos infantis.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This slideshow generated with Smilebox

Montemor-o-Novo n.º 1 - Turma A e H - 1º e 3º Anos
Prof. Dulce M. Branco e Ana Massano

Sem comentários: