31 de dezembro de 2011

Lixo extraordinário

No passado dia 7 de dezembro realizámos uma visita de estudo a Lisboa com o objectivo de visitar o planetário e uma exposição temporária patente no Museu Berardo do artista plástico Vik Muniz.

Vik Muniz é um artista brasileiro que utiliza uma técnica muito inovadora e actual na produção das suas obras. Recorrendo a materiais reciclados e alimentares como as massas, o ketchup, a manteiga de amendoim, o lixo, as plantas, o arame, as linhas… reinterpreta obras de grandes pintores, construindo verdadeiras maravilhas que se transformam ao olhar, enganando os sentidos e a percepção do real.
 Através da construção de instalações, o artista fotografa a sua obra e amplia ou reduz, conforme o objectivo pretendido.

Ao longo de toda a exposição fomos acompanhados por um guia que nos foi aguçando a curiosidade e alimentando o desejo de contatar de perto com as obras expostas.
Para além de Vick Muniz pudemos ainda ver e apreciar outros pintores que fazem parte da exposição permanente e pessoal de João Berardo como; Picasso, Leonardo da Vince, Monet, Dali, Van Gogh, Kandinsky entre outros.
No final participámos numa oficina de trabalho, onde, com recurso a materiais reutilizáveis, tentámos reproduzir algumas obras do museu. Terminámos o dia com a certeza de que não é preciso muito para se ser um artista extraordinário. Já na Escola deitámos mãos à obra e demos asas à imaginação na criação das nossa produções artísticas, que agora fazem parte de uma exposição temporária patente na nossa sala.

Lixo extraordinário on PhotoPeach




Montemor-o-Novo n.º 1 - 3º Ano - Turma H
Prof.: Ana Massano

Sem comentários: